A localidade de Belazaima do Chão situa-se praticamente na “fronteira” entre as montanhas da serra do Caramulo e a zona de relevo suave da Bairrada.
A região vitivinícola da Bairrada tem em Belazaima o seu limite nordeste e a serra do Caramulo tem em Belazaima a sua última montanha a oeste (o Cabeço Santo).
O Ribeiro de Belazaima tem origem numa cumeada conhecida por Alto da Louriceira, a 550 metros de altitude, e desagua no Rio Águeda, a escassos 30 metros de altitude.

Belazaima é uma aldeia rodeada por montanhas a nascente, norte e sul. As elevações mais proeminentes são o Cabeço Santo, a nascente, com um pico nos 455 m de altitude, e o Cabeço do Meio, do outro lado do ribeiro, com um pico nos 340 m de altitude. Mas, apesar do ambiente de montanha, e apesar de se situar numa encosta solarenga, voltada a sul, entre o ribeiro e uma cumeada, a uma altitude média de 120 m, Belazaima já é quase “terra chã”, ou seja, plana, daí o seu nome: Belazaima do Chão. Desta forma também se distinguia da outra Belazaima da freguesia, Belazaima-a-Velha, esta desabitada desde o princípio dos anos 80 e já “encaixada” no estreito vale do ribeiro entre o Cabeço Santo e o Cabeço do Meio.
Por curiosidade, haveria ainda outra “Belazaima”, já no concelho de Tondela, mas que, com o tempo, se transformou em “Belazeima”, esta sim ainda com vida, e que seria a “Belazaima do Monte”, por se encontrar já mais adentrada na Serra do Caramulo, a quase 500 m de altitude.
