Relevo

A localidade de Belazaima do Chão situa-se praticamente na “fronteira” entre as montanhas da serra do Caramulo e a zona de relevo suave da Bairrada.

A região vitivinícola da Bairrada tem em Belazaima o seu limite nordeste e a serra do Caramulo tem em Belazaima a sua última montanha a oeste (o Cabeço Santo).

O Ribeiro de Belazaima tem origem numa cumeada conhecida por Alto da Louriceira, a 550 metros de altitude, e desagua no Rio Águeda, a escassos 30 metros de altitude.

Bacia de drenagem do Ribeiro de Belazaima, praticamente coincidente com os limites da antiga freguesia de Belazaima do Chão. Abrange uma área de 18 km2

Belazaima é uma aldeia rodeada por montanhas a nascente, norte e sul. As elevações mais proeminentes são o Cabeço Santo, a nascente, com um pico nos 455 m de altitude, e o Cabeço do Meio, do outro lado do ribeiro, com um pico nos 340 m de altitude. Mas, apesar do ambiente de montanha, e apesar de se situar numa encosta solarenga, voltada a sul, entre o ribeiro e uma cumeada, a uma altitude média de 120 m, Belazaima já é quase “terra chã”, ou seja, plana, daí o seu nome: Belazaima do Chão. Desta forma também se distinguia da outra Belazaima da freguesia, Belazaima-a-Velha, esta desabitada desde o princípio dos anos 80 e já “encaixada” no estreito vale do ribeiro entre o Cabeço Santo e o Cabeço do Meio.

Por curiosidade, haveria ainda outra “Belazaima”, já no concelho de Tondela, mas que, com o tempo, se transformou em “Belazeima”, esta sim ainda com vida, e que seria a “Belazaima do Monte”, por se encontrar já mais adentrada na Serra do Caramulo, a quase 500 m de altitude.