2024

Janeiro

Temperatura do ar (horária)
Média, mínima e máxima (diárias)
Precipitação diária. Total de Janeiro: 242 l/m2

Em Janeiro:

A temperatura média mensal foi de 11,4ºC. A média da mínima foi de 6,8ºC. A média da máxima foi de 17,2ºC. O número de horas com temperatura abaixo de 7,2ºC foi de 152 horas. A soma de temperaturas médias diárias acima de 10ºC (TMD>10) foi de 69,7ºC.

Janeiro caracterizou-se por grandes variações da temperatura, culminando, a partir de 23, com temperaturas máximas muito elevadas. Em torno do meio do mês, o tempo chuvoso fez aumentar muito a mínima. Há alguns dias com geada, mas note-se como a mínima nunca desce abaixo de 0ºC.

Fevereiro:

Temperatura do ar (horária)
Média, mínima e máxima (diárias)
Precipitação diária. Total de Fevereiro: 228,2 l/m2

Em Fevereiro:

A temperatura média mensal foi de 12,1ºC. A média da mínima foi de 7,1ºC. A média da máxima foi de 18,4ºC. O número de horas com temperatura abaixo de 7,2ºC foi de 133 horas. A soma de temperaturas médias diárias acima de 10ºC (TMD>10) foi de 68,7ºC. A TMD>10 acumulada em 2024 foi, no final de mês, de 138,4ºC.

A “onda de calor” que se tinha iniciado em Janeiro prolongou-se para os primeiros dias de Fevereiro, mas depois as temperaturas normalizaram, embora aproximando-se de novo de 25ºC (máximas) por meados do mês. A parte final do mês foi comparativamente fria.

Março:

Temperatura do ar (horária)
Média, mínima e máxima (diárias)
Precipitação (diária). Total de Março: 303 l/m2

Em Março:

A temperatura média mensal foi de 12,4ºC. A média da mínima foi de 7,4ºC. A média da máxima foi de 18,5ºC. O número de horas com temperatura abaixo de 7,2ºC foi de 92 horas. A soma de temperaturas médias diárias acima de 10ºC (TMD>10) foi de 83ºC. A TMD>10 acumulada em 2024 foi, no final de mês, de 221,4ºC.

As temperaturas em Março tiveram grandes variações, chegando a superar os 30ºC em alguns dias. Mas, como também houve dias frios, as médias foram praticamente iguais às de Fevereiro. As temperaturas elevadas que ocorreram entre os dias 12 e 24 aceleraram a rebentação e o início da floração, mas o período frio que veio a seguir contrariou fortemente esse processo. Note-se como, de acordo com o modelo de comportamento do bichado em função da TMD>10 acumulada, as posturas já se iniciariam no princípio de Março e as penetrações no final de Março! Mas no final de Março ainda não havia frutos para penetrar!

Abril:

Temperatura do ar (horária)
Média, mínima e máxima (diárias)
Precipitação (diária). Total de Abril: 96 l/m2

Em Abril:

A temperatura média mensal foi de 14,9ºC. A média da mínima foi de 8,1ºC. A média da máxima foi de 22,9ºC. O número de horas com temperatura abaixo de 7,2ºC foi de 53 horas.

Abril caracterizou-se, como já tinha acontecido com os meses anteriores, por fortes variações de temperatura, tendo o mês começado e terminado com máximas de 16ºC, mas tendo tido pelo meio vários dias com máximas superiores a 30ºC, tendo mesmo num dos dias (11) atingido os 33, quando 3 dias antes tinha sido de 15ºC!

Abril teve cinco dias com temperaturas acima de 30ºC.

Maio:

Temperatura do ar (horária)
Média, mínima e máxima (diárias)
Precipitação (diária). Total de Maio: 74,8 l/m2

Em Maio:

A temperatura média mensal foi de 15,8ºC. A média da mínima foi de 9,3ºC. A média da máxima foi de 23ºC. O número de horas com temperatura abaixo de 7,2ºC foi de 33 horas.

Maio voltou a ser um mês com enormes variações de temperatura, em que as máximas, partindo de menos de 14ºC no início do mês, em poucos dias atingiram os 33ºC, apenas para descerem depois de novo para o intervalo 15-20ºC. No final do mês, com uma situação bastante estável de vento de leste, atingiram 36ºC.

Maio teve 4 dias com temperaturas superiores a 30ºC sendo um acima de 35ºC.

Junho:

Temperatura do ar (diária)
Média, mínima e máxima (diárias)
Precipitação (diária). Total de Junho: 87 l/m2

Em Junho:

A temperatura média mensal foi de 18,3ºC. A média da mínima foi de 12,8ºC. A média da máxima foi de 25,4ºC.

Foi um mês com menos variações de temperatura do que os anteriores, e com a particularidade de os últimos dias serem bem mais frios do que os primeiros. Aliás, os últimos 2 dias de Junho tiveram temperaturas máximas mais baixas do que os últimos 2 de Janeiro, ainda que as médias tenham sido, obviamente, mais elevadas! Choveu mais em Junho do que em Maio, sobretudo graças às trovoadas do dia 8. E sobretudo choveu até aos últimos dias de Junho, um bom contributo para amenizar a secura do Verão entretanto já iniciado.

Junho teve seis dias com temperaturas superiores a 30ºC, sendo dois acima de 35ºC

Julho:

Temperatura do ar (diária)
Média, mínima, máxima (diárias)
Precipitação diária. Total de Julho: 19,2 l/m2

Em Julho:

A temperatura média mensal foi de 21,1ºC. A média da mínima foi de 14,2ºC. A média da máxima foi de 30,2ºC.

O mês teve temperaturas amenas até ao dia 21 (apenas quatro dias com temperatura máxima superior a 30ºC) mas depois, de repente, ocorreram três dias muito quentes, num dos quais, 23, quase se chegou aos 41ºC. Este pico causou mais danos por queimaduras nos frutos do que os 43 atingidos em Julho de 2023. Também de notar, 22 e 23 foram dois dias com amplitudes térmicas elevadíssimas, ambos com 26,3ºC, também as mais elevadas do ano.

Por outro lado, o mês teve precipitações elevadas para o seu padrão. Ainda mais invulgar por a precipitação do dia 15 se ter devido a uma ondulação frontal e não a uma trovoada, como é mais provável acontecer em Julho. A precipitação de 29, sim, foi devida a trovoadas, mas acabou por ser escassa.

Julho teve onze dias com temperaturas superiores a 30ºC, sendo cinco acima de 35ºC e um acima de 40ºC.

Agosto:

Em Agosto:

A temperatura média mensal foi de 20,8ºC. A média da mínima foi de 14,5ºC. A média da máxima foi de 30,0ºC.

O mês foi bastante típico, sem grandes excessos (a temperatura máxima absoluta foi de 36ºC). A média da máxima foi, contudo, superior à de referência para a zona em c. de 2ºC. Embora as médias sejam muito semelhantes às de Julho, este teve períodos frescos e outros muito quentes, ao passo que Agosto foi quase sempre quente.

Agosto teve dezassete dias com temperaturas superiores a 30ºC, sendo dois acima de 35ºC mas nenhum acima de 40ºC.

A precipitação foi insignificante. O anticiclone dos Açores manteve-se muito estável durante todo o mês, não permitindo a entrada de frentes atlânticas e também não houve gotas-frias que atingissem o oeste da Península Ibérica, embora tenham originado precipitações significativas mais a leste.

Setembro:

Em Setembro:

A temperatura média mensal foi de 18,1ºC. A média da mínima foi de 11,1ºC. A média da máxima foi de 26,8ºC.

As condições estivais mantiveram-se nas duas primeiras semanas, mas sem grandes excessos. O pior haveria de vir a partir do dia 13, quando um anticiclone posicionado exactamente sobre o sul de Inglaterra se conjugou com uma depressão no norte de África para trazer as temidas condições de vento leste nocturno, que mais uma vez se revelaram trágicas.

Estes dois gráficos explicam (quase) tudo: repare-se como, na madrugada de 16 (de facto, entre a 1 e as 2 horas) a temperatura sobe 12ºC e humidade relativa desce de praticamente 100 para 20%, ao mesmo tempo que se levanta o vento leste. A humidade relativa continuaria a cair durante a noite, chegando aos 10%. Durante esse fatídico dia, o vento continuou e só com o anoitecer a humidade relativa volta a subir, mas para logo voltar a descer quando se volta a levantar o vento na noite seguinte. Foram três noites com o mesmo padrão. No dia 16 atingiu-se o mínimo de humidade relativa do ano e talvez de vários anos, ainda que a temperatura não tenha atingido valores tão elevados como em Julho.

Na semana seguinte o tempo mudou e a abençoada chuva chegou. Ainda que atrasada, acabaram por cair 65,8 l/m2 até ao final do mês.

Outubro:

Em Outubro:

A temperatura média mensal foi de 17,7ºC. A média da mínima foi de 13,6ºC. A média da máxima foi de 22,7ºC.

Outubro foi um mês bastante chuvoso, tendo caído 270,4 l/m2 ao longo de 19 dias. O número de horas de frio foi de 9.

Novembro:

Em Novembro:

A temperatura média mensal foi de 15,7ºC. A média da mínima foi de 11,3ºC. A média da máxima foi de 21,2ºC.

A precipitação foi apenas de 84,8 l/m2. O número de horas de frio foi apenas de 25, um número bastante baixo para Novembro, reflectindo o seu carácter quente.

Dezembro:

Em Dezembro:

A temperatura média mensal foi de 9,4ºC. A média da mínima foi de 3,9ºC. A média da máxima foi de 17,6ºC.

A precipitação foi apenas de 15,6 l/m2, um valor excepcionalmente baixo. O número de horas de frio foi apenas de 309, um acréscimo elevado relativamente a Novembro.

Para além de seco, Dezembro foi um mês de amplitudes térmicas elevadas, praticamente com excepção dos dias 18 e 19, em que ocorreu precipitação.